A ADMINISTRAÇÃO DO SITE MONTEJUNTO PORTUGAL DESEJA A TODOS OS SEUS VISITANTES E AMIGOS UM SANTO E FELIZ NATAL E UM PROSPERO ANO NOVO-MUITO OBRIGADO POR VISITAR MONTEJUNTO PORTUGAL E VOLTE SEMPRE

FOTOS DE ALVERCA

AA

ALVERCA CENTRO HISTÓRICO

Alverca do Ribatejo é uma freguesia portuguesa do concelho de Vila Franca de Xira, com 17,89 km² de área e 31 070 habitantes. Densidade: 1 736,7 hab/km².

Faz fronteira a nordeste com a freguesia do Sobralinho, a noroeste com o Calhandriz, a oeste com Bucelas no concelho de Loures, a sul com Vialonga e o Forte da Casa, e a leste com o rio Tejo. 

Alverca foi sede de um concelho medieval extinto em 1855. Pertencia às Capelas de D. Afonso IV. Embora se trate de um concelho sem foral, existem três cartas de confirmação: a de D. Pedro I confirmando os privilégios do concelho em 24 de Agosto de 1357; a carta datada de 19 de Abril de 1434, de D. Duarte, confirmando os privilégios e bons costumes e uma outra emitida em 23 de Abril de 1439, onde D. Afonso V confirma à vila de Alverca todos os privilégios, graças e mercês. O pequeno concelho era formado pelas freguesia de Alverca, Sobralinho e Santa Iria de Azóia. Foi elevada a cidade em 9 de Agosto de 1990. Foi a primeira localidade a ser elevada à categoria de cidade sem ser sede de município. Alverca é mais populosa que Vila Franca de Xira. Presentemente, disputa à freguesia de Vila Franca de Xira a posse do mouchão do Lombo do Tejo.

TEXTO EXTRAÍDO DA WIKIPÉDIA

AAAAAAAAAAAAAaaA

FOTOS BY BARRAGON

 

a

A

a

a

a

a

a

a

a

a

a

a

a

a

a

a

a

a

a

A

A

a

a

A