BannerFans.com

FOTOS S MART. PORTO

 

SÃO MARTINHO DO PORTO

 

São Martinho do Porto é uma freguesia portuguesa do concelho de Alcobaça, com 15,01 km² de área e 2 868 habitantes. Densidade: 191,1 hab/km². Compreende, para além do lugar de São Martinho do Porto, o lugar de Serra dos Mangues e Vale do Paraíso.

A região constituída pela serra da Pescaria e pela serra do Bouro constituiu, em tempos geológicos, uma única ilha. Tendo se dividido, deu origem à baía de São Martinho do Porto.

Em tempos históricos, a povoação é mencionada pela primeira vez referida em uma Carta de Foral passada em 1257 por Frei Estevão Martins, o abade do Mosteiro de Alcobaça.A baía foi porto de mar dos coutos de Alcobaça, onde se desenvolviam atividades ligadas à pesca e à construção naval. Foi vila e sede de concelho até 1855. Era constituído inicialmente apenas pela freguesia da sede e tinha, em 1801, 932 habitantes. Em 1839 foram-lhe anexadas as freguesias de Alfeizerão, Salir do Porto e Serra do Bouro.Tinha, em 1849, 3 596 habitantes.

Dado o desenvolvimento local e a construção do cais, já por volta de 1885 o bairro da praia passou a lembrar uma segunda vila. Constitui-se numa estância balnear frequentada pela nobreza e pela burguesia desde o final do século XIX. Atualmente a vila é constituída por dois núcleos distintos: A parte baixa, vizinha à praia, mais vocacionada para a atividade turística; A parte alta, onde pontificam as moradias tradicionais e a Igreja Matriz.

TEXTO EXTRAÍDO DA WIKIPÉDIA

aaaaaaaaaaaaaaaaaaaaa

FOTOS BY GOUVEIA

a

A

a

a

a

a

a

a

a

a

a

a

a

a

a

a

a

a

a

A

A

a

a

A