BannerFans.com

FOTOS DAS SELVAGENS

Ilhas Selvagens

As Ilhas Selvagens são um pequeno arquipélago de Portugal, localizado no Oceano Atlântico. Geograficamente, constituem um subarquipélago do arquipélago da Madeira. Administrativamente, fazem parte do concelho do Funchal, Região Autónoma da Madeira. Situam-se a 165 quilómetros a norte da arquipélago espanhol das Canárias, a 250 quilómetros ao sul da cidade do Funchal Madeira, a cerca de 250 quilómetros a oeste da costa africana, a cerca de 1000 quilómetros a sudoeste do continente europeu. As Selvagens são constituídas por duas ilhas principais e várias ilhotas, que, tal como quase todas as ilhas da Macaronésia, têm origem vulcânica. O arquipélago é um santuário para aves, é muito agreste e tem uma área total de 273 hectares.

Atualmente têm apenas dois habitantes permanentes na Selvagem Grande e dois semi-permanentes na Selvagem Pequena, guardas do Parque Natural da Madeira, sendo também visitada periodicamente por pessoal da Armada Portuguesa ao serviço da Direção de Faróis. Para além disso, a Selvagem Grande é habitada várias vezes por ano pela família Zino, do Funchal, que lá possui uma casa.

O estado espanhol tem insistido em que a delimitação da Zona Económica Exclusiva 200 milhas náuticas se faça ignorando as Selvagens ao considerá-las como ilhéus, enquanto que o estado português insiste na sua classificação como ilhas, ampliando assim a ZEE portuguesa.

TEXTO EXTRAÍDO DA WIKIPÉDIA

AAAAAAAAAAAA

 

FOTOS BY ARPELS

a

A

a

a

a

a

a

a

a

a

a

a

a

a

a

a

a

a

a

A

A

a

a

A