Translate to English Translate to Spanish Translate to French Translate to German Translate to Italian Translate to Russian Translate to Chinese Translate to Japanese
ONLINE
4


A

A

A

A

A

A

A

A

 


FOTOS PONTES DOURO

Rio Douro

O rio Douro é um rio que nasce em Espanha na província de Sória, nos picos da Serra de Urbião,GPS 42.007121, -2.879944, Sierra de Urbión, a 2.080 metros de altitude e atravessa o norte de Portugal. A foz do Douro é junto às cidades do Porto e Vila Nova de Gaia. Tem 897 km de comprimento e é o terceiro rio mais extenso da península Ibérica. A UNESCO incluiu, em 14 de Dezembro de 2001, a Região Vinhateira do Alto Douro 45°68' N, 5°93' W na lista dos locais que são Património da Humanidade, na categoria de paisagem cultural.

Versões populares para a origem do seu nome são várias. Uma delas diz que provém do celta dur água. Outra diz que, nas encostas escarpadas, um rio banhava margens secas e inóspitas. Nele rolavam, noutros tempos, brilhantes pedrinhas que se descobriu serem de ouro. Daí o nome dado a este rio: Douro de + ouro. Já outra versão diz que o nome do rio deriva do latim duris, ou seja, 'duro, atestando bem a dureza dos seus contornos tortuosos, e das paisagens que atravessa, nomeadamente as altas escarpas das Arribas do Douro, no trecho Internacional do rio, entre Miranda do Douro e Barca d'Alva Figueira de Castelo Rodrigo. A derivação por via popular do seu nome sugere romanticamente uma ligação a "Rio de Ouro D'ouro, mas tal não tem aderência histórica.

TEXTO WIKIPÉDIA

AASASASAAAAAAAAAAAAAZAAAZAAA

a

a

a

a

a

a

a

a

a

a

a

a

a

a

a

a

a

a

A

A

a

a

A

z