BannerFans.com

FOTOS DE FAMALICÃO

CC

VILA NOVA DE FAMALICÃO

Vila Nova de Famalicão conhecida frequentemente apenas como Famalicão é uma cidade portuguesa no Distrito de Braga, região Norte e sub-região do Ave, com cerca de 33 045 habitantes. Situa-se a uma altitude média de 97 metros.

É sede de um município com 201,85 km² de área e 133 832 habitantes, subdividido em 49 freguesias. O município é limitado a norte pelo município de Braga, a leste por Guimarães, a sul por Santo Tirso e Trofa, a oeste por Vila do Conde e Póvoa de Varzim e a noroeste por Barcelos. Foi criado em 1835 por desmembramento de Barcelos e elevada à categoria de cidade em 1985.

A cidade em si resume-se nas palavras do cineasta português Manoel de Oliveira: «Origens lendárias de Famalicão - centro de comunicação rodoviária e ferroviária, entre várias localidades do Norte. As alegres e pitorescas ruas. Acontecimentos registados nos jornais da terra. Edifício - hospital da Misericórdia, Câmara Municipal. Monumento a Camilo Castelo Branco. Casa de Camilo, em São Miguel de Ceide. Trabalho nos campos. Igrejas. Os arredores românticos. Indústrias de fiação e tecidos, de botões e de relógios única na Península. Aspectos típicos: vindimas, malhadas, feira».

Na própria filmografia do realizador, deparamo-nos, em 1941, com uma película dedicada à cidade de Famalicão.

Os habitantes de Famalicão chamam-se Famalicenses.

TEXTO EXTRAÍDO DA WIKIPÉDIA

CCVVVVVVVVVVVVVVVVVVVVVVCCBBVVVVVVCCVV

FOTOS FONTE SKYSCRAPERCITY

 

a

A

a

a

a

a

a

a

a

a

a

a

a

a

a

a

a

a

a

A

A

a

a

A