Translate to English Translate to Spanish Translate to French Translate to German Translate to Italian Translate to Russian Translate to Chinese Translate to Japanese
ONLINE
2


A

A

A

A

A

A

A

A

 


FOTOS C LABOREIRO

Castro Laboreiro

Castro Laboreiro é uma vila portuguesa do concelho de Melgaço, situada na Serra da Peneda, planalto de Castro Laboreiro. A freguesia, com 89,29 km² de área e 540 habitantes, situa-se na vertente nordeste da Serra da Peneda e na vertente oeste da Serra de Laboreiro . Densidade populacional: 6 hab/km².

Foi vila e sede de concelho entre 1134 e 1855. Era constituído apenas pela freguesia da sede e tinha, em 1801, 1284 habitantes e, em 1849, 1512 habitantes.

Foi novamente elevada a vila em 12 de Junho de 2009.

Curral do Gonçalo, um lugar na freguesia de Castro Laboreiro, fica situado a uma altitude de 1166 m, tornado-se o 2º lugar habitado de mais elevada altitude em Portugal.

A população residente em Castro Laboreiro, de acordo com os últimos Censos, apresenta uma população de 726 indivíduos, dos quais 287 são homens e 439 são mulheres.

Castro Laboreiro sofreu do fluxo migratório que foi mais marcante a partir da segunda metade do século XX. As condições precárias de vida, o clima rigoroso da montanha, a escassez de recursos financeiros, a ausência do Estado, formavam o conjunto de motivações que impulsionaram os processos migratórios, na década de 60. A diminuição da população na década de 80 e 90 terá resultado mais do envelhecimento da população do que com a sua saída.

AQQQaQQaQaQQQQQQQQQQQQQQ

FOTOS FONTE SKYSCRAPERCITY

a

a

a

a

a

a

a

a

a

a

a

a

a

a

a

a

a

a

A

A

a

a

A

z