BannerFans.com

Translate to English Translate to Spanish Translate to French Translate to German Translate to Italian Translate to Russian Translate to Chinese Translate to Japanese
ONLINE
2


A

A

A

A

A

A

A

A


FOTOS DO LINDOSO

Lindoso

Lindoso é uma freguesia portuguesa do concelho de Ponte da Barca,actualmente constituida por 3 lugares, Cidadelhe, Parada e por último Lugar de Lindoso, com 46,48 km² de área e 427 habitantes . A sua densidade populacional é de 9,2 hab/km². Foi vila e sede de concelho até ao início do século XIX.

Lindoso deriva do latim 'Limitosum', aparecendo pela primeira vez nas inquirições de 1258. Contudo há uma lenda que diz o rei de Portugal, D. Dinis "tão alegre e primoroso o achou, que logo lindoso o chamou", fato que o levou a várias visitas ao Castelo de Lindoso, tendo o reconstruído em 1278.

No século XV, a família de Araújo de origem galega, proveniente das terras de San Martin de Loleos, fronteiriço a Portugal, tornou-se senhora de Lindoso, de modo que os descendentes dos Araújos vieram a ser alcaides em Lindoso. Também pelo senhorio de Lindoso, passou a família Cyrne/Cirne, descendente de Manuel Cyrne, Senhor de Refóios 1470, tetravô paterno de Martim de Tavora de Noronha e Sousa Cirne, alcaide-mór de Lindoso 1653 +1727, este último também bisneto de Martim de Távora e Noronha, Senhor do Morgado de Campo Belo 1640, que por sua vez era tetraneto de Pedro Lourenço de Távora, Senhor de Mogadouro 1430 Foi Senhor de Lindoso Francisco de Abreu Pereira 1640, com ascendência nos Abreu Pereira Cirne Peixoto do Paço de Lanheses., família com a representação nos condes de Almada. Pelos idos de 1750, foi alcaide-mor de Lindoso, Joaquim Leite de Azevedo Vieira do Vale e Faria Carvalhais, sendo seu avô materno Martim de Tavora de Noronha e Sousa Cirne, também alcaide de Lindoso, casou-se com Leocádia Simeana de Bourbon, irmã de João Tomás Peixoto da Silva 1734 filhos de Madalena Luísa de Bourbon, neta de D. Antônio de Almeida, conde de Avintes 1670 que por sua vez era pai de D. Lourenço de Almeida, governador de Pernambuco 1670. D. Antônio de Almeida casou-se com Madalena de Brito e Bourbon, filha de D. Luís de Lima Brito e Nogueira, conde de Arcos 1640 e de Victoire de Cardaillac, filha de Gilbert François de Cardaillac, baron de La Chapelle 1570 e de Madeleine de Bourbon, filha de Henri de Bourbon, visconde de Lavedan, cuja descendência provém de Jean I 1381 +1434 duque de Bourbon e de Louis IX Saint-Louis Rei de França.

TEXTO WIKIPÉDIA

AAAAAZZAZZAAAAAZAZAZSAZAA

FOTOS FONTE SKYSCRAPERCITY

a

a

a

a

a

a

a

a

a

a

a

a

a

a

a

a

a

a

A

A

a

a

A